Dia dos mortos, no México

setembro 10, 2012 Postado por
muertos destaque

Foto destaque: Eneas/Flickr

Ao contrário do Brasil, o feriado de finados no México, é celebrado com muita festa e alegria! Segundo as crenças mexicanas, durante os dias dois e três de novembro, os mortos têm permissão divina para visitar seus entes queridos, dessa forma, os familiares e amigos preparam uma grande festa, com decoração bem colorida e comidas típicas.

Celebrado inicialmente pelos ancestrais indígenas, a tradição de homenagear os mortos resistiu por diversas gerações. Segundo as crenças, acreditava-se que o destino dos mortos não se limitava apenas ao céu e o inferno, mas sim a quatro lugares distintos, o critério que decidiria para onde cada finado iria, seria a forma da sua morte.

Mexicanos celebrando o dia dos mortos. Os rostos pintados de caveira são essenciais. Foto: Larry1732/Flickr

O Tlalocan, governado pelo deus da chuva Tláloc, é um lugar paradisíaco, com belas paisagens e terras férteis, destinado para quem morria em circunstâncias relacionadas com água.

Omeyocan era o destino para os que morreram em combate, mulheres que faleceram durante o parto e para os escravos sacrificados. É governado por Huitzilopochtli, o deus da guerra, entre os quatro destinos, Omeyocan era o mais honrado de se habitar.

Já o Mictlan era o local mais comum, destinado para as almas que morriam de morte natural. Habitado pelo senhor e senhora da morte Mictlantecuhtli e Mictecacíhuatl, o caminho para chegar até Mictlan era escuro e repleto de perigos, era preciso caminhar durante quatro anos até finalmente chegar a Chignahuamictlán e ter o descanso eterno.

Por último estava Chichihuacuauhco, paraíso destinado para as crianças. Uma árvore pingava leite de seus ramos para alimentar os pequenos. Segundo as crenças, essas crianças voltariam para a terra, após a raça humana ser extinta, garantindo o renascimento.

As celebrações do dia de finados podem vistas por todo o México, o feriado é considerado o mais popular do país. Pelas ruas, é possível assistir a diversas apresentações e apreciar objetos decorativos. A caveira mexicana é o elemento fundamental, pintadas sempre com cores alegres e decoradas com flores.

A caveira mexicana: uma das características mais conhecidas do dia dos mortos . Foto: mRio/Flickr

A culinária também é outro fator muito importante para a data, famílias preparam comidas típicas e os pratos preferidos dos finados. Tudo é feito com todo o cuidado e têm que estar pronto até dia 31. Segundo as crenças mexicanas, os mortos podem sentir o gosto e o cheiro da comida. Entre os principais pratos típicos da festividade estão o famoso pan de muertos (pão de mortos), a calabaza de tacha, uma espécie de doce de abóbora feito com canela e açucar e as caveiras feitas de açúcar.

Pan de muertos e as caveiras de açúcar, doces típicos da data. Foto: La. Catholique/Flickr

É normal também, os mexicanos fazerem o banquete nos cemitérios junto aos túmulos de seus entes queridos, durante os dois dias, os cemitérios ficam lotados de famílias que limpam o local, o decoram com flores, objetos pessoais e mensagens.

A decoração também se estende até os cemitérios, flores coloridas dão mais vida e alegria para o local. Foto: maskoni/Flickr

Dicas de hospedagens no México para os dias de finados

As celebrações e festividades do dia dos mortos são feitas por todo o México, cada região presta sua homenagem. Em Toluca, o turista encontrará diversos cavaletes que comercializam doces e artigos decorativos. Para quem pretende visitar essa região a dica é se hospedar no Holiday Inn Toluca, que oferece uma ótima estrutura.

Em Pátzcuaro, no estado de Michoacán, é possível assistir a diversas apresentações artísticas pelas ruas da cidade. Nos lagos, os moradores montam altares e nos dias da celebração, vão até eles de barco para comemorar a data. Uma boa dica de hospedagem na cidade é o Porton del Cielo que oferece uma bela vista de Pátzcuaro.

A celebração do dia dos mortos é tão importante que foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e apesar do clima alegre e de festa, é a forma dos mexicanos demonstrarem o respeito por aqueles que já partiram e encarar a morte de uma forma diferente: Rindo. Visite o México durante o feriado de finados e não deixe de conhecer essa grande festa da cultura mexicana!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Fernando Costa
Fernando Costa

Fernando estudou produção multimídia e atualmente cursa marketing. Além dos interesses profissionais, ele tem grande paixão por música, cinema e viagens.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta