Top 10 perguntas sobre o visto americano

julho 15, 2010 Postado por
Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos

Foto destaque: Shutterstock

Há alguns meses fiz um post aqui no blog falando sobre o processo de tirar visto para os Estados Unidos. O assunto rendeu bastante e tivemos em torno de 150 comentários perguntando sobre todo tipo de questão e querendo saber detalhes que não estavam no texto.

Pensando em facilitar um pouco a pesquisa daqueles que vão tirar o visto, filtrei as dúvidas mais genéricas e fiz um Top 10 de perguntas e respostas sobre o visto:

1- Não conheço ninguém nos Estados Unidos. O que coloco na parte do formulário que pede contatos de lá?

Você não é obrigado a colocar nenhum contato, basta dizer que não conhece ninguém. As respostas mais apropriadas nesse caso seriam “I don’t know” ou “I don’t know anybody in the United States”. Mas eu aconselho que todos preencham esse campo de forma mais específica. Para isso, tracem planos de viagem: Quais lugares você pretende conhecer? Onde pretende se hospedar? E a partir disso, vocês podem procurar acomodações que se encaixem em seus objetivos. Se você vai para a Disney por conta própria, pode procurar hotéis em Orlando que te agradem e ver se há vagas na época pretendida. A partir disso, você já terá ao menos um endereço para colocar no formulário. Se sua viagem é a negócios, informe também o endereço de onde acontecerá a reunião ou o congresso. O importante é fornecer detalhes que provem o que você está dizendo. No caso de você querer tirar um visto de turista apenas para facilitar o processo na hora da viagem, coloque “I don’t know” e no dia da entrevista, caso seja perguntado, explique que você pretende ir para os Estados Unidos, mas como vai demorar um pouco, não planejou ainda sua viagem.

2- Cometi um erro no preenchimento do visto e só vi depois que ele já havia sido enviado. O que faço?

Há duas possibilidades: a primeira delas, caso você veja o erro antes da entrevista, é refazer o DS-160 com as informações corretas e no dia levar apenas a confirmação impressa do formulário correto. Se você tiver alguma dúvida ou só perceber que preencheu errado no dia da entrevista ou após o prazo máximo de envio, confira com algum atendente e se estiver mesmo errado, você poderá alterar lá mesmo.

3 – Há alguma diferença entre os formulários para homem e mulher? O que significa “principal applicant”?

Os formulários são diferentes. O masculino tem opções e perguntas que o feminino não tem e vice-versa. No caso do “principal applicant”, se você irá tirar o visto sozinho, deve preencher o campo com seu nome. Se for com seu marido ou esposa, o campo deve ser preenchido com o nome daquele que irá bancar a viagem ou que tenha maior renda. No caso do visto ser para a família, o nome que deve constar lá também é o de quem vai bancar a viagem.

4 – O que coloco nos campos “Passport Book Number” e  “Full Name in Native Alphabet”?

O passaporte brasileiro não tem um Passport Book Number. Nesse caso, o procedimento correto é preencher o campo com a frase “does not apply”. A mesma resposta deve ser colocada no campo “Full Name in Native Alphabet”, já que no Brasil usamos o alfabeto padrão.

5 – Posso escolher outro lugar para tirar meu visto, além do indicado para meu estado?

Não há problema algum em escolher um consulado mais distante de onde você mora. É recomendado optar por aquele que fica mais próximo apenas para facilitar o deslocamento dos solicitantes e distribuir bem o número de pessoas no dia da entrevista.

6- Quem vai pagar as minhas despesas de viagem e acomodação é um familiar. O que preciso fazer?

Se você vai viajar por uma agência, pode ver com eles se há algum modelo de declaração de suporte financeiro. Se você vai por conta própria, pode fazer uma declaração em que contenham os dados daquele que financiará a viagem, como salário, bens no nome da pessoa, CPF, RG, entre outras coisas. Além disso, a declaração deve estar assinada e conter a informação de que a pessoa financiará sua viagem. Depois que você tiver feito essa declaração, precisa levá-la em algum cartório para ser autenticada.

7 – No campo do formulário que pede o número do visto anterior, caso o solicitante tenha, devo colocar o número com 14 dígitos ou aquele com 8?

O número correto é aquele com 8 dígitos, grafado em vermelho, mais no fim da página do visto.

8- Meu visto chegou ontem e percebi que há um erro nele. O que faço?

Quando o visto vem com algum erro, a embaixada diz que é preciso levá-lo ao posto consular em que ele foi emitido. No caso de você não estar na cidade em que solicitou o visto, o aconselhado é entrar em contato com eles por telefone ou e-mail. Em alguns casos o erro não gera maiores problemas e eles aconselham que você apenas explique o ocorrido ao oficial da imigração, caso seja perguntado.

9 – Como devo me vestir no dia da entrevista?

Você não precisa ir vestido com roupa social, mas precisa passar uma boa impressão. Para isso, as mulheres devem evitar blusas muito decotadas e calças vulgares. É bom optar por um sapato elegante, mas discreto. Aliás, creio que discrição nesse caso é a palavra chave . Os homens devem evitar bermudas, regatas e sapatos abertos e de preferência optar por uma camisa social, mesmo que seja acompanhada de uma calça jeans e um sapato.

10- O consulado fica com meus documentos?

O único documento que o consulado retém é seu passaporte, no caso do visto ser concedido. Dessa forma, é sempre recomendado que as pessoas levam todos os documentos originais, já que eles servirão apenas para serem apresentados ao agente consular.

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Franciele
Franciele

Gosta de música, futebol, Fórmula Um, seriados, filmes, livros, viagens e mídias sociais. Se interessa pelas áreas de jornalismo esportivo, cultural e turístico. Em 2008/2009 ficou quatro meses em Phoenix, nos Estados Unidos, fazendo o intercâmbio Work and Travel.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (27)

27 respostas para “Top 10 perguntas sobre o visto americano”

  1. [...] Ainda tem dúvidas? Então leia nosso post com as 10 perguntas mais frequentes sobre o visto americano! [...]

  2. franciele_malapronta disse:

    Oi, Alexandre!

    Você deve refazer seu formulário, tomando o cuidado de colocar a data correta.
    Aí é só imprimi-lo e levar no dia da entrevista. =)

  3. Ana Paula disse:

    Meu visto vence em Março, posso viajar em Fevereiro?
    Obrigada

  4. ALEXANDRE disse:

    Ola, tenho agendamento para 27-01-2011 e percebi que informei no formulario a data de previsao de viagem para 20-12-2010 porem somente poderei viajar em julho de 2011 na ferias do meu filho. Nao salvei o formulario e agora terei que fazer um novo formulario com essa alteracao?

  5. Dias disse:

    Conseguimos !!! Hoje eu, esposa e filha de 3 anos e meio conseguimos o visto em Brasilia.
    Até em consideração as muitas informações e relatos que me ajudaram. Deixo abaixo meu relato.
    Eu e esposa temos 30 anos e temos renda salarial comprovada porem media…
    Nunca tinhamos tentado tirar o visto e nem viajado ao exterior. Dia 29 de novembro que meu passaporte foi emitido. Porém nos últimos 10 anos viajamos muito dentro do país(o que não interfere em nada…)
    1 – Mesmo com a demora de datas disponíveis no sistema de agendamento com prazos de 90,120 dias… Percebi que era melhor tentar ir olhando, olhando, olhando algumas vezes o dia que surgiria vaga próxima. Apesar de não viajar muito próximo, queria resolver logo esta saga de conseguir visto americano. Resultado a 2 semanas atrás consegui agendar para hoje 03/01. (Era para começar o ano com o pé direito…)
    2 – Já vinha providenciando a documentação. E na última semana terminei a conferência.
    3 – Dica de horario em brasilia.
    Não sei se é constante mas tinha do lado de fora placas com 7:30 8:00 9:00 e 10:00 horas. Onde se formou fila. Agendei para as 9:00 e cheguei 7:30 logo tive que esperar duas atendentes iniciais que conferem e pegam a documentação e entregam a senha atenderem todos dos horarios anteriores …para depois chegar a fila das 9:00 poder entrar. Ressalto que do lado de fora é em pé debaixo de um toldo e em dia como hoje com frio e chuva perto… Pelo que percebi caso tenha opção de escolher horario ou agendar para 7:30 chegar 6:50 7:00 horas e ser um dos primeiros… (Vi pessoas saindo de lá já antes das 9:00) ou deixar para 10:00 horas e chegar 10:00 onde já muita gente foi embora… Não tem ordem de chamada. É aleatório. Porém muitos que entram primeiro saem primeiro…
    Se possível pague a taxa antes, mesmo com o banco la dentro, na conferencia perguntam se a taxa esta paga e talvez agilize na ordem de chamada la dentro.
    Documentos entregues lá fora foram: foto, passaporte, confirmação ds160, imposto de renda. Como vi antes a atendente perguntar se tinha contracheque a outros. Perguntei se era necessário e ela disse que eu poderia entregar junto os contracheques e eu o fiz
    3 – Lá dentro
    chamada 1 para digital
    chamada 2 entrevista – Guiche 1 e 6 digital. 2 fechado 3,4 e 5 entrevista Antes percebi que tinha entrevistador mais demorado (talvez criterioso) e outros mais rápido…
    4 – Entrevista ( eu e esposa)
    Perguntas
    Qual é a relação de vocês ?
    R – Casados
    O que vocês fazem ?
    R – Temos a mesma profissão e respondemos juntos farmacêuticos
    Para onde vão viajar?
    R – Orlando
    Já viajaram para outro país ?
    R – Não, apenas quando visitamos foz do iguaçu fomos a argentina nas cataratas do lado argentino.
    Vejo que vocês tem uma filha. Ela já estuda?
    R – Vai começar a estudar este ano.
    Quando?
    R – 31 de janeiro
    Onde?
    Respondemos o nome completo da escola.
    Vocês tem familiar ou conhecem alguem nos estados unidos?
    R – Não

    Logo em seguida ela ficou alguns instante mexendo no computador e falou a frase.
    O visto de vocês foi aprovado e podem pagar a taxa de sedex…
    GRAÇAS A DEUS !!! Agora podemos planejar com tranquilidade viagens…

    Pelo que percebi a maioria extrema foi aprovado. Que me lembre vi apenas uma mulher que na fila inclusive falou a outra que já tinha ido ao Egito… e não sei mais onde….
    ter o visto negado…
    No geral foi alta a aprovação…Inclusive de famílias com 6,7 pessoas.
    Documentos extras não pediram nada para nós. Saímos as 12:30 horas.
    Boa sorte a todos e espero ter contribuido.

  6. franciele_malapronta disse:

    Oi, Aline!

    Você não precisa pagar a taxa agora, mas tem que levar ela paga no dia da entrevista.
    O visto B1/B2 tem uma validade média de 5 anos e você não pode solicitar apenas o B1 ou o B2; os dois são um só há alguns meses.

  7. franciele_malapronta disse:

    Oi, Reynaldo!

    Você tem duas possibilidades: a primeira delas é refazer o DS-160 com as informações corretas e no dia levar apenas a confirmação impressa do formulário correto. Caso não consiga, você pode, no dia da entrevista, pedir que algum dos atendentes faça essa alteração.

  8. Reynaldo disse:

    Franciele, boa noite!
    Agora lendo seu blog, percebi q eu errei no national identification number marcando a opcao nao se aplica pois tinha pensado q fosse algum numero de identidade americano, como os abaixo q tinha lah no DS-160. Isso pode impedir de eu obter o visto ou no dia da entrevista posso informar ao agente consular? Pois conforme a msg q aparece na tela informa q mais nada pode ser alterado depois da tela de confirmação?

    Obrigado Reynaldo

  9. Felipe disse:

    Olaa franciele,
    Tive problemas na hora de fazer o ds 160, quando eu cheguei na parte q perguntava se eu tinha um contato nos estados unidos, eu tive q salvar o relatorio para depois continuar. Mas, na hora q eu fui recomeçar, o arquivo nao tinha salvo direito, ai eu fui começar um novo relatorio e nao estou conseguindo. No caso como eu faço para poder fazer um novo?
    Obrigado!

  10. Aline disse:

    ola Franciele

    Agendei minha entrevista e so esta marcada para março de 2011. A minha duvida é: preciso pagar a taxa de $140,00 agora ou so quando estiver por perto da entrevista? Li que se pedimos o visto B1/B2 ele tem validade de 5 anos e se fosse apenas o B2?

  11. Camila disse:

    Vou tentar fazer isso sim Franciele! Muito Obrigada!!!

  12. franciele_malapronta disse:

    Oi, Fábio!

    O national identification number é seu RG ;)

  13. Camila disse:

    Olá! Preciso de ajuda!
    errei o numero do passaporte no agendamento e não consigo mudar!
    O q faço?????
    Obrigada

  14. Fabio disse:

    Olá. National identification number é rg ou cpf?

  15. Marcia Ribeiro disse:

    Oi, Franciele, gostaria que me tirasse duvidas, se tenho que preencher dois formularios DS 160, vou pra EUA/Orlando, com meu filho de 13 anos, em 20/fev/2011, só nós dois(mãe e filho).., devo preencher o formulario pra mim e um pra ele?…….. Me diga, por favor, ele tem que ir na entrevista no consulado, junto comigo? Informo que a viagem será custeada por mim, sou funcionaria publica estadual em Belém, concursada,tenho contra cheque da instituição,é preciso ter uma carta de custeio, no meu caso, ou só os contra cheques confirmam que vou custar toda a viagem minha e dele ? Eu preciso ter autorização judicial para ele viajar comigo ao exterior, deve-se levar esta autorização ao consulado? O pai não irá, terá que trabalhar? Ja to, com os passaportes, quero agendar nossa entrevista….. Grata a vc, Marcia.

  16. Franciele disse:

    Oi Mariana!

    Você também pode modificar essas informações no dia da entrevista. Basta seguir o mesmo procedimento que eu citei acima :)

  17. Franciele disse:

    Oi Bianca!

    Leve todos esses documentos que você citou. Acredito que essa prática de estudar no Canadá e aproveitar para visitar os Estados Unidos seja bastante frequente, então não acredito que você terá seu visto negado. Em todo caso, leve também todos os documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil :)

  18. Franciele disse:

    Oi Inis!

    Na verdade esse upload de foto é uma das exigências do formulário, então você precisa anexá-la. Sugiro que você refaça o formulário e tente anexar a foto novamente ;)

  19. Mariana disse:

    Oi Franciele. Eu estou com a mesma dúvida, pois preenchi o campo Nome e Sobrenome no agendamento de uma forma e no DS160 de outra. No agendamento eu coloquei somente o meu último sobrenome no campo Sobrenome e o meu nome + nome do meio no campo Nome e Nomes do meio. Mas no DS160 eu vi que pedia todos os sobrenomes no campo Surname, consequentemente coloquei o nome do meio + sobrenome e no campo Given Name coloquei apenas meu nome. Será que isso vai causar algum problema? Não consigo modificar a parte do agendamento depois de agendada a entrevista.
    Obrigada,
    Mariana

  20. Bianca disse:

    Estou indo para o Canadá para estudar em uma escola de idiomas e nesta escola tem pacotes de viagem no fim de semana p/ os USA (NY, Washington, etc) que eu gostaria muuuuito de ir.
    Acha que eu consigo o visto B2 apresentando a matrícula, passagem (p/ o Canadá) ou até a agenda do pacote da escola no dia da entrevista? O que devo falar e mostrar na hora pra se convencerem que estou indo a passeio mesmo?, afinal, vou ficar estudando no Canadá, só vou ter tempo nos fim de semanas mesmo…

  21. Inis disse:

    Olá Franciele.
    Tive problemas para anexar a foto eletrônica no formulario D-160 e havia entendido, pelo site do consulado, que isso não seria problema. Já enviei o formulário completo, mas sem a foto. Há possibilidade de levar a foto comigo, assim como vou levar a outra foto 5X7? E se possível, qual deve ser o formato?

    Obrigada

  22. Franciele disse:

    Oi Andrea!

    Há a possibilidade de outra pessoa pagar a taxa por você, mas para isso ela precisa ter em mãos o passaporte de quem está solicitando o visto. Fora isso, não tenho conhecimento de outro meio para pagamento.

  23. andrea disse:

    BOA NOITE,
    GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO PAGAR A TAXA DO CITIBANK SEM SER DE IR NA AGENCIA OU SE OUTRA PESSOA PODE IR.
    MORAMOS EM LEOPOLDINA E A CIDADE MAIS PROXIMA SERIA O RIO DE JANEIRO HA 4 HORAS DE DISTANCIA, NAO HA OUTRO MEIO DE SER PAGA?
    O DIA DA ENTREVISTA VAMOS SAIR CEDO PARA CHEGAR AS 9 H DA MANHA QUE ESTA MARCADO

  24. Franciele disse:

    Oi Bruno!

    Acho que nesse caso você pode tentar acompanhá-la sim! Mas acredito que o fato de você estar indo a negócios e bancar as despesas aumentam as chances de sua namorada conseguir o visto.
    Sendo assim, mesmo que você não possa estar com ela no momento da entrevista, ela pode dizer que você bancará a viagem e as despesas e levar a sua carta da empresa, comprovando sua viagem a negócios :)

  25. Bruno disse:

    Muito bom seu blog, parabéns por ajudar as pessoas pois são poucos os lugares que realmente tiram as dúvidas.
    E agora eu mando as minhas:

    Vou para uma feira que acontecerá em Janeiro/11 em Vegas (B1-B2). Já tenho a carta da empresa dizendo que vou, que volto, datas, motivos, salario, etc.
    Quero levar minha namorada (pra passear, B2), mas ela é técnica bolsista em um laboratório da USP e eu banco tudo.
    Já preenchi tudo, já paguei tudo (R$38 + U$140) pra cada um pois não somos casados.
    Não consegui marcar a entrevista no mesmo dia pois está muito dificil conseguir!
    Sei que dificilmente eu não conseguiria o visto, mas e ela?
    Não posso tentar acompanhá-la na entrevista?
    Já pesquisei e achei um Motel muito bom (e barato) perto do LVConvention, mas eu não conseguiria fazer reserva com tanta antecedencia.
    Você recomenda alguma coisa para evitar o visto negado?

    Muito obrigado!

  26. Franciele disse:

    Oi Amanda!

    Você pode notificar esse erro no consulado, no dia da sua entrevista. Geralmente um funcionário passa checando os documentos na fila, então você pode falar com ele sobre o erro e ele dirá a você como modificar a informação ;)

  27. Amanda disse:

    Oi Franciele acabei de procurar por dicas para saber o que fazer quando se preenche algo errado para pedir o visto e achei seu blog muito interessante. Porém meu erro não apareceu… Eu fui preencher o visto como requerente e acabei digitando meu sobrenome duas vezes e junto com o nome (não sei como..) o fato é que quando percebi não dava mais para modificar, apenas os dados cadastrais eram corrigíveis. Adcionei minha mãe e minha irmã aí sim com os dado totalmente corretos. E agora o que eu faço?? preenchi errado o cadastro do agendamento, o formulario ds160 ainda não preenchi.
    se souber de algo que me auxilie….
    fico muito grata e adorei o blog.
    gde bjo.