10 lugares para visitar em Gramado no Rio Grande do Sul

abril 1, 2010 Postado por
Gramado

Foto destaque: Shutterstock

A Páscoa em Gramado, no Rio Grande do Sul é um evento à parte. O Chocofest ganha notoriedade nacional e pessoas de todo o Brasil vão até a cidade para prestigiar a festa.

Entre as diversas opções de entretenimento está o Planeta Chocolate, que conta com diversas atrações, como a Nave Espacial, que traz dentro dela coelhos e se transforma em um palco com apresentação de música, dança e ilusionismo. No Planeta Chocolate também é possível encontrar quatro luas, divididas em Lua do Saber, Lua do Cacau, Lua do brinquedo e Lua do Verde, cada uma com um atrativo para as crianças. Além disso, no Planeta Chocolate há vários brinquedos, como Jump, cama elástica, Surf Mecânico e piscina de bolinhas.

Outra atração do Chocofest é o Desfile de Moda em Chocolate, que se inspira na ideia que acontece em Nova York e Portugal e apresenta o chocolate como forma de vestuário.

Mas Gramado não se resume só a uma data comemorativa. Se você já programou outra viagem para a Páscoa, poderá visitar a cidade em qualquer época do ano e contará com outras atrações. Listamos para você as 10 melhores:

1- Rua Coberta: Um dos lugares mais charmosos da cidade, a Rua Coberta sempre hospeda algum festival ou apresentações. Seu interior conta com lojas de chocolate, couro, confecções, malhas, artigos esportivos e livraria. No inverno os turistas e moradores do local vão até a Rua Coberta para aproveitar a diversidade de cafés e o bistrô. No Natal, o charme da rua é incrementado com decorações e a conhecida Árvore Cantante, palco de apresentações de corais.

2- Mini mundo: O Mini Mundo é um parque de lazer no formato de uma mini-cidade. Localiza-se próximo ao Boutique Hotel Varanda das Bromélias e conta com réplicas de grandes obras arquitetônicas no mundo, em um tamanho 24 vezes menor que as originais. Atualmente conta com 140 réplicas, entre elas, o Aeroporto de Bariloche, na Argentina, e o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. No espaço há também parque de diversões infantil, lanchonete e lojinha.

3– Palácio dos Festivais: palco do Festival de Cinema de Gramado, que acontece todos os anos, desde 1973. O Festival premia filmes do Brasil e da América Latina e tem grande reconhecimento. O evento acontece durante o mês de agosto e, nessa época, um tapete vermelho é estendido por toda a Rua Coberta para receber seus convidados e a imprensa especializada. Durante a noite, nos finais de semana, o cinema é aberto a visitações.

4- Lago Negro: O Lago Negro surgiu após um incêndio que destruiu a mata existente na região. No local, Leopoldo Rosenfeldt construiu em 1953 um lago e decorou suas margens com árvores trazidas da Floresta Negra, localizada na Alemanha, que acabou por batizar o local como Lago Negro. Sua água é profunda, com a cor verde escuro predominando. Ao redor do lago há uma pista com pinheiros, indicada para aqueles que praticam cooper. No lago também há pedalinhos em formato de cisnes. O passeio permite que os turistas apreciem as coloridas azaléias e as hortênsias azuis.

5- Aldeia do Papai Noel: A Aldeia do Papai Noel fica no Parque Knorr, no centro da cidade, e funciona durante o ano todo oferecendo várias atrações, como a visita à fábrica em que o Papai Noel constrói os brinquedos, com seus ajudantes. Na aldeia há também a Casa do Papai Noel, que foi construída em 1940, e renas de verdade, importadas da Europa. Além disso, os visitantes podem visitar o chalé dos ursos que conta com pelúcias em movimento, e a Praça da Neve, composta de neve artificial.

6- Dreamland Museu de Cera: Gramado é a primeira cidade na América Latina a hospedar um museu de cera, como os famosos Museus Madame Tussaud, em New York e Londres. No Museu é possivel encontrar esculturas de personalidades como Charles Chaplin, Elton John, Mike Tyson e Robin Williams. Os bonecos estão colocados em 17 cenários e as peças foram importadas de três museus: o Wax Museum Hollywood e o Madame Tussaud, de New York e Londres.

7- Festa da Colônia: De 08 de abril a 02 de maio de 2010 acontece a Festa da Colônia. Criada em 1985, como parte da programação da Festa das Hortênsias, em 1986 se desvinculou da festa e entrou no calendário turístico da cidade. Durante os dias de duração, os descendentes de italianos e alemães que habitaram o local vão até o centro de Gramado levando sua cultura e interagindo com as pessoas da cidade. Na programação do evento estão desfiles de carros típicos, enfeitados com objetos usados diariamente no campo, bandinhas e grupos folclóricos, produtos artesanais e uma farta gastronomia típica, que inclui no cardápio as famosas tortas alemãs.

8- Fábricas de chocolate caseiro: O forte da cidade de Gramado é a produção de chocolates. Com fama nacional, sem dúvida é um dos motivos que atrai muitos turistas à cidade. O diferencial de Gramado são suas fábricas caseiras, que mantêm o processo artesanal de produção de chocolate, participando inclusive da geração da matéria-prima utilizada. Entre as fábricas artesanais de chocolate estão a Dolcemonte, a Lugano e a Prawer.

9- Roteiros de agroturismo: Com uma duração de aproximadamente 4 horas, o passeio de agroturismo é uma alternativa àqueles que gostam de apreciar as belas paisagens do interior e serve para uma aproximação cultural com a história dos colonizadores. Os passageiros têm três opções de passeio, a bordo de um Chevrolet Apache 1958. O roteiro mais procurado é “O Quatrilho”, feito por estradas de chão através das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, que margeiam cascatas, vales e plantações. O nome do passeio é em referência aos imigrantes italianos que inspiraram o livro e o filme do mesmo nome. Outra opção de passeio é o “Raízes Coloniais”, que leva os passageiros para conhecer as primeiras casas construídas pelos colonos, abertas à visitação. Por fim, o “Mergulho no Vale” é para aqueles que gostam de uma maior interação com a natureza, percorrendo cascatas e mirantes naturais, no vale do Quilombo. Em todos os tours os passageiros contam com serviço de degustação de comidas típicas.

10- Centro de Gramado: No centro de Gramado está a Igreja de São Pedro, que foi inaugurada em 1942 e tem uma estrutura montada em pedra basáltica e arte nos vitrais com imagens sacras. Também no centro fica a Praça Major Nicoletti, que foi inaugurada em 1936. Junto com a Igreja Matriz de São Pedro e o Palácio dos Festivais, compõe um dos cenários mais característicos da cidade.

O MalaPronta.com oferece várias opções de hotéis em Gramado. E você, já visitou Gramado? Quais são seus lugares preferidos?

o MalaPronta.com oferece

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Franciele
Franciele

Gosta de música, futebol, Fórmula Um, seriados, filmes, livros, viagens e mídias sociais. Se interessa pelas áreas de jornalismo esportivo, cultural e turístico. Em 2008/2009 ficou quatro meses em Phoenix, nos Estados Unidos, fazendo o intercâmbio Work and Travel.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (10)

10 respostas para “10 lugares para visitar em Gramado no Rio Grande do Sul”

  1. João disse:

    Eu e minha amada esposa estaremos conhechendo essa cidade maravilhosa

  2. Fernando de S. Nunes disse:

    Estive em Gramado em duas oportunidades e é um cidade encatadora. O Natal Luz é um espetáculo fora de série, voltarei outras vezes.

  3. Rodrigo Sippel disse:

    Acho que faltou referência ao gramado Zôo, local que abriga apenas espécies da fauna brasileira e na minha opinião é fantástico.

  4. franciele_malapronta disse:

    Oi Juliana!

    Todos os lugares citados ficam em Gramado sim :)

  5. juliana disse:

    todos esses lugares sao em gramado???
    pois quero ir e naum sei aonde visitar

  6. maria isabel aguiar da silva disse:

    Minha filha passou a lua de mel em Gramado e amou, tenho fotos dela no hotel, na piscina térmica, pq ela casou no inverno.
    Meu sonho é passar pelo menos um fim de semana, mas está cada vez mais dificil, e essa promoção é um sonho, afinal já estou com 58 que faço agora dia 4 de julho.
    Seria um presentão
    Bjs

  7. [...] para os EUAUelyn em Nelspruit: COPA DO MUNDO 2010Pedro em Nelspruit: COPA DO MUNDO 2010Franciele em 10 lugares para visitar em Gramado no Rio Grande do Sul ArquivosArquivo Selecionar o mês junho 2010  (9) maio 2010  (15) abril 2010 [...]

  8. Franciele disse:

    Oi Alan!

    Obrigada pelas dicas!
    Na época de final de ano Gramado é realmente um ótimo destino e acredito que cada vez mais pessoas têm optado por ver esse espetáculo natalino :)

  9. Alan Biancchi disse:

    Em Dezembro vou para o Natal Luz de Gramado o evento se estende por quase 2 meses a decoração natalina é linda e aqueles shows e desfiles de natal são atrações de primeiro mundo não deixam nada a desejar se comparado a shows como em Nova York ou Las Vegas. Já comprei os ingressos online para o Natal Luz de Gramado. A dica é que vai ter muitas atrações festas e shows os hotéis e pousadas estão com poucas reservas, quem esta pensando em ir deve tratar de reserva logo hotel ingressos passagem aérea etc…. Para quem for a Gramado Natal Luz vai dica sobre o evento atrações ingressos e fotos no link http://www.igramado.com.br/natal-luz.html Convém reserva o hotel ou pousada antes de Agosto para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

  10. [...] 10 lugares para visitar em Gramado no Rio Grande do Sul [...]

Deixe uma resposta